Brasil

A gastronomia francesa encontra a carioca: feira na Reserva Cultural, em Niterói, terá pratos até R$ 40 e música

Evento, com entrada gratuita, volta ao Brasil após seis anos, e reúne chefs conceituados como Olivier Cozan, Ricardo Lapeyre e Frédéric de Maeyer

O Reserva Cultural recebe, no próximo fim de semana, a feira “Rio Je t’aime”, que retorna ao Brasil após seis anos, reunindo estrelados chefs franceses e brasileiros. Com entrada gratuita, o evento, que oferece diversas opções gastronômicas com valores acessíveis, até R$ 40, também terá atrações musicais, atividades culturais e programação infantil, sábado e domingo, das 11h às 22h.

Durante a temporada de seis anos na França, os idealizadores do projeto participaram de eventos que exaltam o savoir faire franco-carioca. Um dos idealizadores, Olivier Cozan, que também participa da feira com estande, explica que a proposta é levar iguarias francesas e brasileiras variadas, de alta qualidade, com preços populares:

— A “Rio je t’aime” é um evento colaborativo, que celebra o amor pela gastronomia franco-carioca, com chefs que se ajudam dentro e fora de suas cozinhas. Vamos consolidar o evento no Rio de Janeiro com novos formatos de feira. E também viajar para outras cidades disseminando esse amor pela gastronomia franco-carioca, com produtos de qualidade, preços justos e o melhor da tradição francesa.

Nos últimos anos que passaram na França, Olivier e sua equipe tiveram oportunidade de levar a “Rio je t’aime” para grandes eventos internacionais de gastronomia, como o Festival de Mougins, na região dos Alpes Marítimos, na França.

Entre as atrações, com diferentes estilos gastronômicos, participam do evento chefs como Ricardo Lapeyre, Frédéric de Maeyer, Juan Bertoni, Lola Rabin, Joana Carvalho, Francisco Hannequim, Fabiana Schmaedecke, Philippe Lanié, Zela Brum, Vicente Maia, Cesar Antunes, Luciano Pessina, Emanuel Pinheiro, Silvia Paludo, Sergio Gustavo Vivas, Márcio Arruda e Daniel Ramos.

Criada em 2016, a “Rio je t’aime” teve a primeira edição na Casa Franca-Brasil e, no mesmo ano, passou três meses do verão carioca no Touring do Píer Mauá, no Rio, com mais de meio milhão de visitantes. Também teve participação no Rio Gastronomia e em outros eventos, como os Jogos Olímpicos de 2016, com participação de mais de 40 chefs. No ano seguinte, houve uma edição no mesmo Reserva Cultural.

O premiado chef Ricardo Lapeyre, dono do Salí, no Leblon, levará para o estande o arroz de pato confit e haricots verts (vagens verdes) e o tartare de atum, com chantilly de wasabi.

— Acho o formato da “Rio je t’aime” muito bacana, é uma oportunidade para os chefs saírem da rotina e terem essa interação direta com o público. É um evento que permite a promoção de vários novos talentos da gastronomia, o que é sempre muito legal — destaca.

Atrações além da gastronomia
A programação musical contará com apresentações do grupo Ventos do Mundo, que levará um repertório internacional, da cantora lírica Daniela Mesquita, mezzo-soprano do coro do Theatro Municipal do Rio; do trio Tango Revirado, com a atmosfera dos bailes portenhos, unindo as tradições do tango, da milonga e da valsa; e da cantora parisiense Valerie Lu, radicada em Niterói há 30 anos, que interpretará músicas francesas, brasileiras e jazz. Também estão confirmados o Quarteto de Cello, a Gafieira Arariboia, a dupla Glorinha e Renato e o cantor Léo Castro.

As crianças poderão se aventurar no mundo da gastronomia, com destaque para aulas gratuitas da Le Cordon Bleu, com o chef de pâtisserie Philippe Brye.

E, para marcar o Mês da Consciência Negra, a programação inclui roda de conversa com participação de representantes do movimento negro e presença na feira do ateliê Pérola Negra, com roupas e acessórios. Outra novidade é a adesão ao conceito pet friendly, com o espaço da Pet Club, para quem quiser levar seu amigo de estimação e ter um local onde ele possa se divertir com monitores.

A “Rio je t’aime” conta com apoio da prefeitura e da Fundação de Arte de Niterói, Consulado Geral da França, Câmara de Comércio França Brasil, Aliança Francesa de Niterói e Chandon.

Novidades no bistrô do Reserva Cultural
Repaginado, o bistrô do Reserva Cultural ganha a descontração de uma brasserie franco-brasileira. O cardápio da Brasserie Reserva tem pratos franceses e nacionais, no almoço e no jantar, chá da tarde e petiscos, além de drinques para happy hour.

O francês Jean-Thomas Bernardini, dono da Brasserie e da distribuidora de filmes Imovision, traduz o espírito da casa:

— O mundo celebra os grandes chefs parisienses, mas o charme e a delícia da gastronomia francesa estão nas mesas das brasseries. Um ambiente que serve como ponto de encontro, com bons vinhos, drinques e um cardápio variado e completo durante todo o dia.

O chef Daniel Ramos explica que as novidades, incluindo delícias regionais brasileiras, vão conviver harmonicamente com os pratos mais pedidos pelos clientes que frequentaram o bistrô nos últimos sete anos.

— Entram novas e deliciosas receitas e permanecem os favoritos dos nossos clientes, levemente revisitados — diz.

O chef conta que o Chá da Tarde tem um menu especial, que inclui pães, bolos e tortas, com ares de clima europeu. Já o menu Petiscaria traz comidinhas de botequim e de brasserie.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo