Os carros elétricos são uma alternativa cada vez mais popular para evitar os veículos movidos a combustíveis fósseis, comenta Giovani Dadalt Crespani. Graças às suas emissões zero e sua eficiência energética, cada vez mais esse tipo de carro tem sido a opção de compra para aqueles que desejam preservar o planeta.
No entanto, para que os carros elétricos possam ser adotados em larga escala, é necessário que haja infraestrutura adequada para carregar esses veículos, não é mesmo?! Segundo Giovani Crespani, sócio fundador do Grupo CPN, um dos principais componentes dessa infraestrutura são os postos de abastecimento de carros elétricos, também conhecidos como estações de recarga.
Mas afinal, o que são esses postos de recarga?
Os postos de abastecimento de carros elétricos podem ser divididos em dois tipos: estações de recarga lenta e estações de recarga rápida, continue lendo para saber quais são as diferenças:
Como explica Giovani Dadalt Crespani, as estações de recarga lenta geralmente são plugues de 110 ou 220 volts, que podem ser encontrados em estacionamentos de edifícios públicos, parques e outros locais. Essas estações geralmente levam de 8 a 12 horas para carregar completamente o veículo.
Já as estações de recarga rápida são plugues de alta potência, que podem carregar um carro elétrico em questão de minutos. Essas estações geralmente usam tecnologia de recarga rápida como a DC Fast Charge, que pode carregar um carro elétrico em menos de uma hora. Essas estações geralmente são encontradas em postos de gasolina e estacionamentos de shoppings.
Como funciona o pagamento nesses abastecimentos?
Além disso, os postos de abastecimento de carros elétricos também podem incluir sistemas de pagamento, geralmente através de cartões de crédito ou aplicativos móveis, para facilitar o processo de recarga, comenta Giovani Dadalt Crespani.
Alguns postos também podem oferecer outros serviços, como carregamento sem fio e carregamento bidirecional, que permite que os veículos elétricos sejam usados como armazenamento de energia para a rede elétrica.
Quais os desafios para a implementação de postos de recarga?
Ainda há desafios a serem superados para aumentar a disponibilidade de postos de abastecimento de carros elétricos, reitera Giovani Dadalt Crespani. Um dos principais desafios é o alto custo de instalação e manutenção dessas estações. Além disso, a falta de padronização de plugues e sistemas também pode representar um problema para os fabricantes e operadores dos veículos.
Para superar esses desafios, é importante que os governos e a iniciativa privada trabalhem juntos para promover a construção de infraestrutura de recarga.Isso pode incluir investimentos públicos em postos de abastecimento, incentivos fiscais para empresas que instalam essas estações e regulamentações para garantir a interoperabilidade entre diferentes sistemas de recarga.