Clima Olímpico: Conheça Oito Receitas Clássicas Francesas e Onde Encontrá-las em São Paulo

Sorin Golubov By Sorin Golubov

A França é mundialmente reconhecida por suas contribuições culturais, como a arte, a arquitetura, a moda e, claro, sua gastronomia. A relação dos franceses com a culinária remonta aos tempos antigos, quando os gauleses já apreciavam a boa comida e bebida. Durante o reinado de Luís XIV, as refeições se transformaram em verdadeiros espetáculos, liderados pelo maître, com o “serviço à francesa” ganhando destaque no século XVIII, organizando as refeições em uma sequência de entradas, assados, entremets e sobremesas.

Com os Jogos Olímpicos de Paris se aproximando, selecionamos oito receitas clássicas da culinária francesa, suas histórias e onde experimentá-las em São Paulo. Confira:

Boeuf Bourguignon
O boeuf bourguignon, um prato clássico da Borgonha, foi popularizado mundialmente por Julia Child. Originalmente feito para aproveitar cortes mais rígidos de carne, hoje é servido de forma refinada, acompanhado de purê de batatas. Em São Paulo, você pode provar essa iguaria no ICI Brasserie.

Filé Rossini
Símbolo de sofisticação, o Filé Rossini, criado pelo chef Marie-Antoine Carême no século XIX, é feito com filé mignon, foie gras, trufas e molho demi-glace. O Èze oferece uma versão requintada do prato, acompanhada de batata fondant e espinafre.

Filet au Poivre
Este filé ao molho de pimenta verde surgiu no início do século XX, inspirado pelos americanos que visitavam Paris e bebiam destilados antes das refeições. No Varanda Dinner, o chef Fábio Lazzarini o serve com batatas fritas.

Steak Tartar
De origem modesta, o steak tartar, uma vez associado a povos bárbaros da Idade Média, é hoje um prato refinado. No Tuy Cocina, ele vem acompanhado de folhas verdes e batatas fritas.

Frango à Cordon Bleu
Apesar de o nome remeter à famosa escola de culinária, o prato tem raízes no século XVI. No Flora Bar, o frango é recheado com presunto royale e queijo mogiana, empanado e frito até ficar crocante.

Croissant
Embora seja um símbolo de Paris, o croissant tem origem austríaca, com raízes nas guerras contra o Império Otomano. A padaria St. Chico oferece versões clássicas e recheadas dessa delícia amanteigada.

Mousse de Chocolate
Criada pelo pintor Henri de Toulouse-Lautrec, essa sobremesa clássica é conhecida por sua textura leve e aerada. No NOU, você pode saborear um trio de mousses de chocolates variados.

Boulevardier
Um drinque nascido em Paris, mas com alma americana, o Boulevardier é uma versão sofisticada do Negroni, com uísque no lugar do gim. No Gomo Bar, ele é servido com um toque especial.

Essas receitas trazem um pedacinho da França para São Paulo, permitindo que você explore a culinária francesa sem sair da cidade.

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *