A união entre a riqueza da biodiversidade cearense e as técnicas da gastronomia francesa. A Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB) realiza, entre os dias 3 e 4 de junho, a “Conexão Ceará e França: Gastronomia – Terra – Tradição – Inovação”. Gratuita, esta atividade recebe inscrições até 30 de maio.
Espaço mantido pela Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), a Escola de Gastronomia Social promove o intercâmbio entre alunos, monitores, professores, pesquisadores, cozinheiros e pequenos produtores com profissionais franceses ou com formação neste País que é referência mundial em gastronomia.
A programação acontece na sede da Escola, localizada no bairro Cais do Porto (Mucuripe), em Fortaleza. Uma série de ações formativas permite a troca de experiências, fortalecimento da cultura, da sustentabilidade, do consumo regional e de técnicas tradicionais.
A partir da sala de aula, a “Conexão Ceará e França: Gastronomia – Terra – Tradição – Inovação” amplia o contato entre a França, destaque internacional deste campo de trabalho, e o Ceará, estado pioneiro no Brasil em fomentar política pública para gastronomia e cultura alimentar.
Ceará e França
A programação reúne 13 atividades, entre rodas de conversas e oficinas com convidados renomados da gastronomia. No dia 3 (segunda-feira), a partir das 14h, o evento é aberto com a roda de conversa “receitas de trajetórias de sucesso”.
Esta atividade traz Morena Leite, Hervé Witmeur e Patrick Terrien. A mediação será de Fernanda Gomes e conta com as presenças de Louise Benevides, Marina Giuberti e Sebastião Ferreira. Para a abertura, as inscrições ocorrem de forma presencial, por ordem de chegada.
Já no dia 4 (terça-feira), serão ofertadas oficinas ministradas por chefs com formação no Le Cordon Bleu, referência mundial em qualificação culinária. A participação no segundo dia de atividades é garantida mediante inscrição on-line, conforme a disponibilidade de vagas por espaço.
Segundo a superintendente da EGSIDB, Selene Penaforte, esta atividade focada na capacitação, é uma oportunidade para conectar trabalhadores e trabalhadoras do setor que atuam nas duas nações. Um rico encontro dos sabores que marcam a cultura alimentar cearense e a tradição culinária que é referência do país europeu.
“O evento contribui para o desenvolvimento da gastronomia local, valorizando nossas tradições, nossos insumos e trazendo aos nossos alunos novas possibilidades, técnicas e visões para suas práticas dentro das cozinhas. É uma troca de saberes muito valiosa”, destaca a gestora.
Escola de Gastronomia pioneira
A “Conexão Ceará e França: Gastronomia – Terra – Tradição – Inovação” conta com apoio da Secretaria de Proteção Social (SPS), Central de Artesanato do Ceará (Ceart), Projeto Guriú Verde, Instituto Capim Santo, Éllo Restaurante, La Reserva, Associação Brasileira de Sommeliers Ceará (ABS-CE), Grupo Host, Divvino Paris, Cogumelos Guaramiranga, Dona Vita Queijaria e Vinícola Miolo.
Inaugurado em 2018, no bairro Cais do Porto (Fortaleza), a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB) é um espaço formativo que associa ensino, pesquisa e compromisso social. A instituição da Secult Ceará reconhece a riqueza da forma de se alimentar do cearense, os diversos tipos de saberes e sua cadeia de produção.
A Escola promove a inovação de produtos, incentiva o empreendedorismo social e qualifica para o mercado de trabalho. Este conjunto de ações contribui no combate à fome por meio de cursos gratuitos de longa e curta duração, que são realizados em Fortaleza e interior do Ceará.