Um tema muito recorrente em jornais e programas televisivos de informações são as notícias sobre crimes de corrupção ao redor do mundo. Para o Dr. Bruno Burilli Santos, isso acontece pois cada vez mais têm se tornado possível que os cidadãos acompanhem de maneira transparente o que está acontecendo dentro das instituições ao seu redor através das medidas de transparência. Algo muito importante para identificar e prevenir os atos corruptos.
No entanto, apesar de ser cada vez mais identificável, a corrupção é um crime que percorre toda a história da humanidade e não é de uma hora para outra que ela deixará de existir. Por isso, se torna cada vez mais importante que os cidadãos conheçam como esse crime impacta a sociedade e como combatê-lo. Quer saber mais sobre os impactos do crime de corrupção sobre os Direitos Humanos? Confira com a leitura deste artigo!
Entendendo a corrupção
De acordo com o Dr. Bruno Burilli, a corrupção é um dos crimes que mais impacta a sociedade em seus diferentes níveis. Isso pois, independente do grau de corruptibilidade de uma ação, as consequências desse crime sempre serão refletidas nos diferentes grupos sociais, especialmente nas camadas mais vulneráveis da sociedade.
Mas, afinal, como o crime de corrupção pode ser caracterizado? Segundo o Dr. Bruno Burilli, a corrupção é um crime que descreve todas as ações que são cometidas em vantagem de um determinado indivíduo em detrimento de outros. Ou seja, pode-se entender a corrupção como um crime movido pela desonestidade e que pode ser praticado por uma ou mais pessoas dentro dos mais diversos cenários imagináveis.
Como a corrupção fere os Direitos Humanos
Um dos principais setores da sociedade a sofrer com o crime de corrupção são os Direitos Humanos. De acordo com o advogado Bruno Burilli Santos, essa área de estudos que busca determinar quais são os direitos dos seres humanos na sociedade, é muito afetada pelos atos corruptos. Principalmente ao considerar a corrupção dentro das instituições governamentais.
Isso acontece pelo fato de que a corrupção, apesar de se apresentar de diversas formas, dentro dos órgãos governamentais ela costuma aparecer através do desvio de recursos de projetos relacionados ao acesso à educação, saúde, segurança, cultura, moradia e muitos outros direitos que são fundamentais para a garantia da dignidade humana dentro das sociedades mundiais.
Importância do combate à corrupção
A partir da reflexão de como a corrupção é prejudicial e fere os Direitos Humanos, o Dr. Bruno Burilli acredita na importância de combater esse crime de maneira mais efetiva. Para que isso seja possível, é preciso que cada vez mais pessoas saibam identificar quando esse crime está acontecendo e possam realizar suas denúncias de maneira mais segura. Dessa forma, é possível conquistar uma sociedade cada vez mais justa e uma vida mais digna para todos os cidadãos.