Receitas

Como a culinária francesa se tornou referência na gastronomia mundial

A culinária francesa se tornou referência na gastronomia mundial por conta de suas técnicas impecáveis e uso de ingredientes frescos e de qualidade, com foco em criar sabores inesquecíveis e transformar insumos simples em pratos nobres. É uma referência que resiste ao passar dos anos – até hoje, quem deseja se tornar um chef habilidoso precisa conhecer os fundamentos desta culinária.

Em uma homenagem à tradicional cuisine française, a segunda edição da Confraria do Vinho Itapema 2022 será inspirada na França. Pratos como Vol-au-vent de brie à l’abricot, Consommé de shitake, Ragoût de Canard e Fraisier com Praliné de Nozes estão no menu da noite. O evento será na Alameda Casa Rosa, na próxima quarta-feira (21), e os ingressos estão disponíveis em confrariaitapema.com.br.

“Quando eu como sopa de repolho, quero que tenha gosto de repolho”
Considerada a mais aclamada do mundo, a culinária francesa vem se desenvolvendo desde os tempos antigos. O livro de culinária mais importante do século XVII e que influenciou a cozinha europeia e mundial, por exemplo, é francês. Le Cuisinier François, de 1651, foi o primeiro livro de receitas a ter reconhecimento internacional. Foi escrito por François Pierre La Varenne e marcou a época por priorizar ervas e vegetais frescos, por diminuir os condimentos e o açúcar das receitas dos tempos medievais e por priorizar a aparência visual – o modo de apresentação dos pratos, tão importante quanto a sua produção, vem dessa época em que as classes altas promoviam banquetes e festas para mostrar sua riqueza. Os pratos eram apresentados de forma elaborada para impressionar os convidados.
CONFRARIA ITAPEMA
Por que a gastronomia italiana é uma das mais democráticas do mundo
É também de Varenne a famosa frase: “Quando eu como sopa de repolho, quero que tenha gosto de repolho”, que resume alguns dos princípios da gastronomia francesa: o sabor e a valorização dos ingredientes frescos.

Depois, esta culinária seguiu em expansão para além das fronteiras da França, e chefs de todo o mundo estudaram a partir dos guias publicados pelos franceses. A colonização de países da África, América do Norte e Caribe também espalhou esses conhecimentos e técnicas, que são utilizados até hoje.

Em resumo, a culinária francesa se tornou referência na gastronomia mundial por conta de seus pratos que levam ingredientes simples, mas que são transformados por técnicas e processos. Ingredientes frescos e produzidos naturalmente sempre podem ser encontrados nesta cozinha, como queijos, azeites, vegetais sazonais e, claro, o vinho!

Harmonizado com rótulos franceses
Na noite da Confraria Itapema, no dia 21 de setembro, os pratos serão complementados com uma experiência enogastronômica, com rótulos franceses. Selecionados com o sommelier da Decanter, os vinhos que protagonizam na noite são:

BOSSA N°1, brut – Cave Hermann/Serra Gaúcha

Chardonnay

Notas de frutas cítricas, florais e tostadas. Leveza e frescor.

Uvas: Grenache Blanc, Vermentino, Chasan, Sauv Blanc, Mauzac e Chenin

Evidencia cítricos, muito frescor e persistência.

Uvas: Grenache, Carignan, Syrah e Merlot

Macio, taninos polidos, fresco e com recordo final a alcaçuz.

A Confraria do Vinho Itapema é uma realização da Itapema FM e da Alameda Casa Rosa e conta com patrocínio de Piemonte Miragio Cacupé, Decanter, Escritolândia, Globo Nissan e Chocolates Lugano.

Confraria Itapema
Segunda edição: 21 de setembro

Local: Alameda Casa Rosa

Ingressos: confrariaitapema.com.br​

Saiba mais no canal da Confraria Itapema no NSC Total.​

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo